domingo, 10 de abril de 2011

O Homem do Lixo



Era fim de noite. Cansada, estava, das desventuras do dia. Lamuriava-me por ter lidado, a tarde inteira,  com situações sofredoras e difíceis de resolver. Como viver era complicado, pensava eu. Seria possível meu tormento tornar-se pior do que se apresentava? Certamente, concluí que, minha situação não tinha como piorar! Estendida na cama, sem perspectivas, lamentava-me e pedia ajuda a Deus. Gastava meu resto de energia, me sentindo o mais desgraçado e azarado dos seres humanos. Após um instante enfadado de silêncio, peguei o controle remoto e liguei a televisão. Canal 36. Record News. Um repórter fazia matéria sobre pessoas que viviam nos lixões de uma grande cidade, tirando dali o seu sustento. Ele entrevistava jovens, mulheres e homens, fazia perguntas sobre como viviam, pagavam suas contas e como administravam aquela situação degradante de retirar dos remanescentes urbanos a sua sobrevivência. Enquanto isso, o que me chamou a atenção e me cutucou a alma, foi um homem velho, encurvado. Usava um desbotado boné verde, possuía expressão e voz exaustas. Com movimentos fatigados, pescava itens dos detritos e jogava-os em seu saco. Meus olhos se encheram de lágrimas e uma vergonha constrangedora tomou conta de mim. Em conversa com o repórter, o homem, em voz chorosa, em tom de revolta, verbalizava, da sua forma, os seus pesares: “Tenho 65 anos de idade. Tem quatro meses que cortaram meu ordenado... daqui eu tiro comida para mim, meus dois netos e minha coroa. Se não vier pro lixo, a gente morre de fome!”. Bastou! Chorei de vergonha! Como pude ser tão egoísta, pensando ser minha situação a pior do mundo! Como pude perder de vista as perspectivas, sendo que, um idoso encontrava num monte de lixo a alternativa para sustentar sua família! Não. Definitivamente, a minha circunstância não era a pior. Eu estava em minha casa, acabara de comer algo que não foi retirado de um lixão. Estava tranqüila quanto à satisfação de algumas necessidades básicas. Sim, eu tinha motivos para estar menos desesperada.  Desfoquei a contemplação de mim mesma. Fechei os olhos e mudei a petição: Oh, Deus, socorre, Senhor, o homem do lixo.

Beijos, pétalas!
Patricia Andrade


9 comentários:

  1. vOcÊ AAARRRRAAASSSAAAAAA mocinha.....
    Isso é bom para que as pessoa reflitam em sua vidas, e queixas.Bjimmmm

    ResponderExcluir
  2. Vc escreve muito bem Paty...
    Muito interessante essa sua experiência... Aconteceu realmente ou foi inspiração?
    Gostei do seu blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Aconteceu sim, Vini. Até aqui, só tenho postado verdades!
    Obrigada! Volte Sempre e sinta-se à vontade!
    Bjus!

    Paty

    ResponderExcluir
  4. Eitxa, já estou viciada no blog, tds os dias entro p ver o que vc escreveu...rs³ Tô amando!
    Parabéns Prima!

    ResponderExcluir
  5. Que bom, Bebel!!! Fique à vontade! Estou sempre postando! Bjinhos, pétala!

    ResponderExcluir
  6. Paty, vc tá de parabéns! Adoreiii o seu blog!! Bjus!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Paty, o texto está belíssimo.
    Beijos,

    Elinéia

    ResponderExcluir
  8. e ae Paty adorei seus textos vc é muito inteligente parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. É MINHA QUERIDA AMIGA E IRMÃ DE FÉ E DE AMOR E DE CARINHO E DE PAZ NÓS SO PENSAMOS EM PEDIR , PEDIR E PEDIR A DEUS MUITAS COISAS QUE MUITAS DAS VEZES NEM PRECISAMOS E TEM TANTAS PESSOAS NECESSITADAS
    E PARA ELA NÓS NÃO PEDIMOS MAS DEUS DA O SEU SUSTENTO POIS ELE SABE DO QUE PRECISAMOS E NOS DA AQUILO QUE NOS COMVEM DA A NOS AMOR CARINHO AFETO PAZ HARMONIA E TUDO QUE TEMOS QUE FAZER NÃO É SO PEDIR E SIM O DE AGRADECER OK ATE+ FIQUE NA PZ MUITO BONITO ESTA MENSAGEM !!!

    ResponderExcluir